Herança Africana em Portugal

2009africana

Herança Africana em Portugal, emissão de 27.04.2009 composta por seis selos e um bloco

Quando esta emissão de selos foi anunciada pensei tratar-se de património africano existente em Portugal, sabendo que existem representativas peças de arte africana no Museu de Etnologia, em Lisboa, nomeadamente das etnias do norte de Angola e dos Congos e da etnia Bijagó, da actual Guiné-Bissau.

Afinal é uma emissão sobre representações iconográficas europeias da presença de população de origem africana em Portugal, tema também ele merecedor de ser divulgado através dos selos postais, até porque muitos portugueses desconhecem essa presença de descendentes africanos tão expressiva entre nós desde o século XV – e não apenas desde 1975!

Contudo, quanto ao resultado final, considero o bloco muito mal conseguido: a ideia de destacar no selo um pormenor do quadro – os músicos – resulta mal. Por outro lado, não compreendo o fundo “étnico” tipo lojas “natura” que é colocado em cada um dos selos, como se fosse sempre necessário associar a presença africana a uma etnicidade imaginária, tanto mais que os descendentes africanos aqui representados, não sendo de origem europeia, são tão europeus e tão portugueses como os outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under 1. Filatelia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s